quinta-feira, 7 de abril de 2011

FOLHETO DE MISSA - 5º DOMINGO DA QUARESMA



PARÓQUIA SÃO MARCOS, O EVANGELISTA

COMUNIDADE TODOS OS SANTOS E MÁRTIRES

5º domingo dA QUARESMA – ANO A – 10/04/2011 – nº 08

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA


Anim: A ressurreição de Lázaro é o feito mais elevado da manifestação messiânica em Jesus Cristo, ao mesmo tempo em que nos é revelada a realidade que está reservada para nós: ou somos verdadeiros amigos do Cristo, e acreditamos fielmente no seu poder divino, libertador, e com isso abraçamos a vida plena e a felicidade completa, ou vacilemos em nossa fé e nos fechemos cada vez mais no abismo escuro de nossas sepulturas, onde impera a morte e a tristeza.
1. ABERTURA - (CF - 201 - Faixa 10) 
Lembra, Senhor, o teu amor fiel para sempre! * Que os inimigos não triunfem sobre o povo! * De suas angústias, ó Senhor, livra tua gente!
1. Senhor, Deus, a ti elevo a minha alma, * em ti confio: que eu não seja envergonhado. * Não se envergonhe quem em ti põe sua esperança, * mas, sim, quem nega por um nada sua fé!
2. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, * e faz-me conhecer a tua estrada! * Tua verdade me oriente e me conduza, * porque és o Deus da minha salvação!
3. Recorda, Senhor meu Deus, tua ternura * e a tua com paixão, que são eternas. * Não recordes meus pecados quando jovem * nem te lembres de minhas faltas e delitos.
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém.
P. O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco. T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. Irmãos e irmãs, de coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. (Silêncio)  Confessemos os nossos pecados: T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T. Amém.
Kyrie
P. Senhor, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, tende piedade de nós. T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
4.  ORAÇÃO
P. Oremos (silêncio): Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por N.S.J.C. T. Amém.
Anim: O grande desafio que a Palavra de Deus nos apresenta é romper com as situações de pecado e de morte. Abrir a mente e o coração para que a ressurreição aconteça hoje mesmo em nossa vida. Jesus nos chama pelo nome e com voz firme nos faz sair da escuridão de nosso túmulo.
5. PRIMEIRA LEITURA (Ez 37,12-14)
Leitura da Profecia de Ezequiel. - 12Assim fala o Senhor Deus: “Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço - oráculo do Senhor”. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
6. SALMO RESPONSORIAL Sl 129/130 - (CF - 2011 - Faixa 6)
No Senhor é que se encontra o perdão, * copiosa redenção!
1. Das profundezas eu clamo a Vós, Senhor, * escutai a minha voz! * Vossos ouvidos estejam bem atentos * ao clamor da minha prece!
2. Se levardes em conta nossas faltas, * quem haverá de subsistir? * Mas em vós se encontra o perdão, * eu vos temo e em vós espero.
3. No Senhor ponho a minha espe­rança, * espero em sua palavra. * A minh’alma espera no Senhor * mais que o vigia pela aurora.
4. Espere Israel pelo Senhor * mais que o vigia pela aurora. * Ele vem li­ber­tar a Israel * de toda a sua culpa.
7. SEGUNDA LEITURA (Rm 8,8-11)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. - Irmãos, 8os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 10Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. 11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
8. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO - (CF - 2011 - Faixa 7)
Louvor e glória a ti, Senhor, * Cristo Palavra, Palavra de Deus!
Eu sou a ressurreição, eu sou a vida. * Quem crê em mim não morrerá eternamente.
9. EVANGELHO (Jo 11,1-45)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. T. Glória a vós, Senhor.
P. Naquele tempo, 1havia um doente, Lázaro, que era de Betânia, o povoado de Maria e de Marta, sua irmã. 2Maria era aquela que ungira o Senhor com perfume e enxugara os pés dele com seus cabelos. O irmão dela, Lázaro, é que estava doente. 3As irmãs mandaram então dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”. 4Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. 5Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. 6Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. 7Então, disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judéia”. 8Os discípulos disseram-lhe: “Mestre, ainda há pouco os judeus queriam apedrejar-te, e agora vais outra vez para lá?” 9Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Se alguém caminha de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo. 10Mas se alguém caminha de noite, tropeça, porque lhe falta a luz”. 11Depois acrescentou: “O nosso amigo Lázaro dorme. Mas eu vou acordá-lo”. 12Os discípulos disseram: “Senhor, se ele dorme, vai ficar bom”. 13Jesus falava da morte de Lázaro, mas os discípulos pensaram que falasse do sono mesmo. 14Então Jesus disse abertamente: “Lázaro está morto. 15Mas por causa de vós, alegro-me por não ter estado lá, para que creiais. Mas vamos para junto dele”. 16Então Tomé, cujo nome significa Gêmeo, disse aos companheiros: “Vamos nós também para morrermos com ele”. 17Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. 28Depois de ter dito isto, ela foi chamar a sua irmã, Maria, dizendo baixinho: “O mestre está aí e te chama”. 29Quando Maria ouviu isso, levantou-se depressa e foi ao encontro de Jesus. 30Jesus estava ainda fora do povoado, no mesmo lugar onde Marta se tinha encontrado com ele. 31Os judeus que estavam em casa consolando-a, quando a viram levantar-se depressa e sair, foram atrás dela, pensando que fosse ao túmulo para ali chorar. 32Indo para o lugar onde estava Jesus, quando o viu, caiu de joelhos diante dele e disse-lhe: “Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido”. 33Quando Jesus a viu chorar, e também os que estavam com ela, estremeceu interiormente, ficou profundamente comovido, 34e perguntou: “Onde o colocastes?” Responderam: “Vem ver, Senhor”. 35E Jesus chorou. 36Então os judeus disseram: “Vede como ele o amava!” 37Alguns deles, porém, diziam: “Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?” 38De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. 39Disse Jesus: “Tirai a pedra!” Marta, a irmã do morto, interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”. 40Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” 41Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. 42Eu sei que sempre me escutas, mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”. 43Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!”. 44O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!”. 45Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. - Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra, / e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; / ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. Irmãos e irmãs, elevemos nossas preces a Deus Pai, que, por meio de Cristo, nos dá o dom da vida eterna e a certeza da ressurreição. Rezemos juntos:
T: Chamai-nos sempre Senhor à vossa presença.
1. Ó pai, abençoai vossa Igreja, representada pela Comunidade Todos os Santos e Mártires, sinal vivo de Cristo e da vida ressuscitada da morte neste no Residencial Olímpia. Rezemos.
2. Dai-nos a crer fielmente na ressurreição e ajuda-nos compreender sua Páscoa no dia a dia de nossa vida. Rezemos 
3. Ajuda-nos transformar a realidade dos que mais sofrem em nossa paróquia, e ensina-nos sempre defender a vida em todas as condições. Rezemos. 
4. Iluminai e providenciai o sustento digno aos dizimistas e benfeitores de nossa comunidade. Rezemos.
5. Fortalecei a nossa caminhada de penitência, para que esta Quaresma seja um tempo de reconciliação e a Páscoa seja também nossa oportunidade de ressuscitar convosco. Rezemos. (outras preces da comunidade)
P. Isto vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
13. Apresentação das Oferendas (CF - 2011 - Faixa 8)
/:Volta o teu olhar, Senhor, e dá-nos te perdão. * Bendito seja teu imenso coração!:/
1. Aceita, ó Deus Santo, a nossa oração. * Compadecido, olha para nós, Senhor. * Liberta nossas vidas, te suplicamos * E andaremos para sempre em teus caminhos.
2. Acolhe, Deus bondoso, a nossa caminhada, * revivendo o teu amor pra sempre. * Confiantes aguardamos o teu perdão * E do mal seremos nós purificados.
14. ORAÇÃO
P. Orai, irmãos e irmãs... T. Receba o Senhor por tuas mãos...
P. (Sobre as oferendas) Deus todo-poderoso, conce­dei aos vossos filhos e filhas que, formados pelos ensina­mentos da fé cristã, sejam purificados por este sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
15. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II (Pref. MR, p. 213)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto. T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor nosso Deus. T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Verdadeiro homem, Jesus chorou o amigo Lázaro. Deus vivo e eterno, ele o ressuscitou, tirando-o do túmulo. Compadecendo-se da humanidade, que jaz na morte do pecado, por seus sagrados mistérios ele nos eleva ao Reino da vida nova. Enquanto esperamos a glória eterna, com os anjos e com todos os santos nós vos aclamamos, cantando (dizendo) a uma só voz: T. Santo, Santo, Santo...
P. Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo + e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
P. Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMIS­SÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé! T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
P. Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir. T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
P. E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
P. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa Bento, com o nosso bispo Bruno e todos os ministros do vosso povo. T. Lembrai-vos, ó Pai da vossa Igreja!
P. Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face. T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
P. Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho. T. Concedei-nos o convívio dos eleitos!
P. Por Cristo... T. Amém.
16. RITO DA COMUNHÃO
P. Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou: T. Pai nosso ...
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Aju­dados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, en­quanto, vivendo a esperança, aguar­damos a vinda do Cristo Salvador. T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. T. Amém.
P. A paz do Senhor esteja sempre convosco. T. O amor de Cristo nos uniu.
P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
T. Cordeiro de Deus...
P. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
17. CANTO DE COMUNHÃO (CF - 2011 - Faixa 14)
 “Eu vim para que todos tenham vida, * que todos tenham vida plenamente”.
1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor; * reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: * onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
2. “Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males” (Mc 7,37); * hoje és minha presença junto a todo sofredor: * Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
18. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Concedei, ó Deus todo-poderoso, que sejamos sempre contados entre os membros de Cristo cujo Corpo e Sangue comungamos. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
19. ORAÇÃO da cf 2011
T. Senhor Deus, / nosso Pai e Criador, / a beleza do universo revela vossa grandeza, / a sabedoria e o amor com que fizestes as coisas, / e o eterno amor que tendes por todos nós. /  Pecadores que somos / não respeitamos a vossa obra, / e o que era para ser garantia de vida /está se tornando ameaça. /A beleza está sendo mudada em devastação, / e a morte mostra a sua presença no nosso planeta. / Que nesta quaresma / nos convertamos /  e vejamos que a criação geme em dores de parto, / para que possa renascer / segundo o vosso plano de amor / por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes. / E, assim, como Maria, / que meditava a vossa Palavra / e a fazia vida, / também nós/ movidos pelos princípios do Evangelho, / possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, / nosso Senhor, / o ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. / Amém. 
20. BÊNÇÃO E DESPEDIDA (MR, p. 521)
21. CANTO FINAL (Hino da CF - 2011 - Faixa 1)
1. Olha, meu povo, este planeta terra: * Das criaturas todas, a mais linda! * Eu a plasmei com todo amor materno, * pra ser um berço de aconchego e vida.
Nossa mãe terra, Senhor, * geme de dor noite e dia. * Será de parto essa dor? * Ou simplesmente agonia? * Vai depender só de nós! * Vai depender só de nós!...
2. A terra é mãe, é criatura viva; * também respira, se alimenta e sofre. * É de respeito que ela mais precisa! * Sem teu cuidado, ela agoniza e morre.
3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos * que a fome mata e a miséria humilha. * Eu sonho ver um mundo mais humano, * sem tanto lucro e muito mais partilha!
LEITURAS DA SEMANA: de 11 a 17 de Abril de  2011
2ª- feira: Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62 ou abrev. Dn 13,41c-62; Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R/. 4a); Jo 8, 1-11
3ª- feira: Nm 21, 4-9; Sl 101 (102), 2-3. 16-18. 19-21(R./ 2); Jo 8, 21-30
4ª- feira: Dn 3, 14-20.24.49a.91-92.95; Cânt.: Dn 3, 52. 53-54.55. 56-57 (R/. 52b); Jo 8, 31-42
5ª- feira: Gn 17, 3-9; Sl 104 (105), 4-5. 6-7. 8-9 (R/. 8a); Jo 8, 51-59
6ª- feira: Jr 20, 10-13; Sl 17 (18), 2-3a. 3bc-4. 5-6. 7 (R./ cf. 7); Jo 10, 31-42
Sáb: Ez 37, 21-28; Cânt.: Jr 31, 10. 11-12ab. 13 (R/. cf. 10d); Jo 11, 45-56
DOM. DE RAMOS Is 50, 4-7; Sl 21 (22), 8-9. 17-18a. 19-20. 23-24 (R/. 2a); Fl 2, 6-11; Mt 26, 14 – 27, 66

Nenhum comentário:

Postar um comentário