sábado, 20 de agosto de 2011

FOLHETO DE MISSA - ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA – ANO A – 21/08/2011
branco / glória / creio / prefácio próprio – ofício da solenidade

Vocação para vida consagrada secular: religiosos e religiosas


Anim. O evento da Assunção de Maria é a coroação de sua missão; a de possibilitar a condição humana em Deus; por meio de seu sangue, concebido sem pecado e transmitido ao Filho de Deus, de sua irrestrita obediência, Maria colabora diretamente com o projeto de salvação, ao Deus realiza na história, em favor de toda a criação. Isto lhe garante a completa e imediata participação na santidade divina. Levando o Deus Menino em seu ventre, Maria se torna a Arca da Aliança, dotada de uma perfeição superior àquela que fora representada por Davi, na Antiga Aliança. Revestida pois, deste poder de santidade, Maria é capaz de parar o dragão, ou seja, diante dela o mal não tem forças para se desenvolver.
1. ABERTURA Sl 45/44 (Faixa 1)
De alegria vibrei no Senhor, pois vestiu-me com sua justiça, * :/adornou-me com jóias bonitas, como esposa do rei me elevou/: (bis).
1. Transborda o meu coração em belos versos ao rei, * um poema, uma canção com a língua escreverei * De todos és o mais belo, a graça desabrochou * Em teu semblante, em teus lábios pra sempre Deus te abençoou.
2. Valente, forte, herói, pela verdade a lutar; * a justiça a defender, vitorioso tu serás. * Lutas com arma e poder, o inimigo a correr, * eterno é teu trono, ó Deus, é retidão para valer!
3. Ó rei, amas as justiças, odeias sempre a maldade; * com o óleo da alegria ungiu-te o Deus da verdade. * Os mais suaves perfumes, as tuas vestes exalam; * no teu palácio luxuoso belos acordes te embalam.
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém!
P. O Deus da esperança, que vos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
3. ATO PENITENCIAL
P. Irmãos e irmãs, no dia em que celebramos a assunção de Nossa Senhora, reconheçamos-nos pecadores e necessitados do perdão para elevarmo-nos ao patamar da santidade.
(Silêncio)
1. Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós! T. Senhor, tende piedade de nós!
2. Cristo, que sois a verdade que ilu­mina os povos, tende piedade de nós! T. Cristo, tende piedade de nós!
3. Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós! T. Senhor, tende piedade de nós!
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T. Amém.
4. GLÓRIA (preferencialmente cantado)
P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém!
5. ORAÇÃO
P. Oremos (silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
Anim. O coração voltado para o serviço em favor dos que necessitam, torna Maria portadora da Boa Nova e abre possibilidades de vida plena a quem não tinha a mínima esperança de dias melhores. Ouçamos com atenção a Palavra que Deus nos reservou neste dia de festa.
6. PRIMEIRA LEITURA: Ap 11,19a; 12,1.3-6a.10ab
Leitura do Livro do Apocalipse de São João - 19Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a arca da Aliança. 12,1Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 3Então apareceu outro sinal no céu: um grande dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu filho, logo que nascesse. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
7. SALMO RESPONSORIAL: Sl 44/45 (Faixa 3)
Cheia de graça, a Rainha está * À vossa direita ó Senhor!
1. À vossa direita se encontra a Rainha, * com veste esplendente de ouro de Ofir. * As filhas de reis vêm ao vosso encontro, * com veste esplendente de ouro de Ofir.
2. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: * “Esquecei vosso povo e a casa paterna!” * Que o Rei se encante com vossa beleza! * Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
3. Entre cantos de festa e com grande alegria, * ingressam, então, no palácio real. * Cheia de graça, a Rainha está * à vossa direita, ó Senhor.
8. SEGUNDA LEITURA: 1Cor 15,20-27a
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios - Irmãos: 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 27Com efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”. -Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Faixa 4)
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia (bis)
Maria é elevada ao céu * Alegrem-se os coros dos anjos
10. EVANGELHO: Lc 1,39-56
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. T. Glória a vós, Senhor.
P. Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. - Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
11. HOMILIA (vide reflexão da Palavra neste blog)
12. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém!
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. No dia em que exaltamos a Virgem Maria, acolhida no céu em corpo e alma, e comemoramos as vocações religiosas e consagradas, elevemos nossas preces ao Pai, na esperança de uma vida feliz aqui e, em plenitude, na eternidade. Rezemos.
T. Maria assunta ao céu, rogai por nós.
1. Que Deus proteja sempre, na missão de profetizar a Boa Nova em nossa história.
2. Que Deus abençoe as pessoas de vida consagrada e recompense a entrega pessoal da cada um e cada uma à Igreja e ao projeto de transformação do mundo.
3. Que Deus ilumine a Pastoral vocacional e suscite muitas vocações consagradas e religiosas para a propagação do Santo Evangelho.
4. Que Deus faça com que a festa que hoje celebramos, reforce o dom da vocação universal à santidade que concedeste à Igreja.
P. Encerremos nossas preces suplicando a Jesus, Mediador da fé e autor da vocação: T. Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS (Faixa 5)
1. É grande o Senhor, é o nosso Deus! * Atento aos corações, buscou em Nazaré: * Dentre os humildes, Maria foi eleita, * vinde todos celebrar tamanha fé!
Fez em mim grandes coisas, * de um jeito bem novo, * que acolhe, que integra. * Fez visita ao seu povo, * falou e cumpriu, * a minh’alma se alegra!
2. Fiel, compassivo é o nosso Deus! * Atento a toda dor, conosco vem morar: * dispensa orgulho e poder, nutre os famintos. * Vinde, pois, toda esperança celebrar!
3. Coragem que anima, é o nosso Deus! * Atento ao novo Reino, ouviu nosso clamor: * trouxe o perdão, reanimou os humilhados. * Vinde todos celebrar seu grande amor!
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs... T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
P. Suba até vós, ó Deus, o nosso sacrifício, e, pela intercessão da Virgem Maria, elevada ao céu, acendei em nossos corações o desejo de chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III (Prefácio, Missal Romano, p. 639)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto. T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor nosso Deus. T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo Senhor nosso. Hoje, a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada à glória do céu. Aurora e esplendor da Igreja triunfante, ela é consolo e esperança para vosso povo ainda em caminho, pois preservastes da corrupção da morte aquela que gerou, de modo inefável, vosso próprio Filho feito homem, autor de toda a vida. Enquanto esperamos a glória eterna, com os anjos e com os santos, vos aclamamos, jubilosos, cantando (dizendo) a uma só voz.
T. Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
CP. Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.
T. Santificai e reuni o vosso povo!
CC. Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS”. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”.
Eis o mistério da fé!
T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa res­sur­­reição. Vinde, Senhor Jesus!
CC. Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
1C. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, (...) padroeiro de nossa paróquia e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!
2C. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Bento XVI, o nosso bispo (...), com os Bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
3C. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
T. A todos saciai com vossa glória!
Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
CP ou CC. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
T. Amém.
17. RITO DA COMUNHÃO
P. Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou: T. Pai nosso que estais nos céus...
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.
T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
T. Amém.
P. A paz do Senhor esteja sempre convosco.
T. O amor de Cristo nos uniu.
P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
T. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
P. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
18. CANTO DE COMUNHÃO (Faixa 7)
1. Povo de Deus, foi assim: Deus cumpriu a palavra que diz: * “Uma virgem irá conceber”, e a visita de Deus me fez mãe! * Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender * A humildade, a confiança total, e escutar o teu Filho que diz:
Senta comigo à minha mesa, * nutre a esperança, reúne os irmãos! * Planta meu Reino, transforma a terra, * mais que coragem, tens minha mão!
2. Povo de Deus foi assim: nem montanha ou distância qualquer * Me impediu de servir e sorrir. Visitei com meu Deus. Fui irmã! * Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender * Desapego, bondade, teu “sim”, e acolher o teu Filho que diz:
3. Povo de Deus, foi assim: meu menino cresceu e entendeu, * Que a vontade do Pai conta mais, e a visita foi Deus quem nos fez. * Mãe do Senhor, nosso mãe, nós queremos contigo aprender * A justiça, a vontade do Pai, e entender o teu Filho que diz:
19. ALMA DE CRISTO
Alma de Cristo, santificai-me / Corpo de Cristo, salvai-me / Sangue de Cristo, inebriai-me / Água do lado de Cristo, purificai-me / Paixão de Cristo, confortai-me / Ó bom Jesus, escutai-me / Dentro de vossas chagas, escondei-me / Não permitais que me separe de vós / Do espírito maligno, defendei-me / Na hora da morte, chamai-me, e mandai-me ir para vós, para que com vossos santos vos louve, por todos os séculos dos séculos. Amém!
20. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Ó Deus, que nos alimentastes com o sacramento da salvação, concedei-nos, pela intercessão da Virgem Maria elevada ao céu, chegar à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.             T. Amém.
21. BÊNÇÃO E DESPEDIDA (Missal Romano, p. 527)
P. O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção.
T. Amém!
P. Seja-vos dado sentir sempre e por toda a parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.
T. Amém!
P. E vós, que vos reunistes hoje para celebrar sua santidade, possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.
T. Amém!
P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém!
22. CANTO FINAL (Faixa 06)
A minh’alma engrandece o Senhor, * meu coração muito se alegrou, * em Deus, meu Salvador, * em Deus, meu Salvador.
1. Ele voltou seu olhar * para a pequenez * de sua servidora,* e todas as gerações * me proclamarão * feliz e ditosa.
2. Ele enricou os famintos, * aos ricos, sem nada * embora mandou. * Ele a seu povo acudiu, * de sua promessa * aos pais se lembrou.
3. Depôs do trono os potentes, * aos fracos e humildes * Ele elevou. * Sua bondade se estende * de pais para filhos * sobre os que o respeitam.
Próximo Domingo, dia 28 de agosto de 2011.
DIA NACIONAL DO CATEQUISTA

Músicas: CD Festas litúrgicas III - Ed. Paulus / Cantos e Orações - Ed. Vozes / Hinário Litúrgico 3 - CNBB
LEITURAS DA SEMANA: de 22 a 28 de Agosto de 2011
2ª feira: Is 9, 1-6; Sl 112 (113), 1-2. 3-4. 5-6. 7-8 (R/. 2); Lc 1, 26-38
3ª feira: 2Cor 10, 17 – 11, 2; Sl 148 , 1-2. 11-13ª. 13c-14 (R/. cf. 12a. 13a); Mt 13, 44-46
4ª feira: Ap 21, 9b-14; Sl 144 (145), 10-11. 12-13ab.17-18 (R/. cf. 12a); Jo 1, 45-51
5ª feira: 1Ts 3, 7-13; Sl 89 (90), 3-4. 12-13. 14 e 17 (R/. 14); Mt 24, 42-51
6ª feira: 1Ts 4, 1-8; Sl 96 (97), 1 e 2b. 5-6. 10. 11-12 (R/. 12a); Mt 25, 1-13
Sábado: 1Ts 4, 9-11; Sl 97 (98), 1. 7-8. 9 (R/. 9); Mt 25, 14-30
Domingo (22º DT): Jr 20, 7-9; Sl 62 (63), 2. 3-4. 5-6. 8-9 (R/. 2b); Rm 12, 1-2; Mt 16, 21-27 (Participar da cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário