segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

FOLHETO DE MISSA - EPIFANIA DO SENHOR - ANO B - 08/01/2012


FOLHETO DE MISSA
EPIFANIA DO SENHOR – ANO B – 08/01/2012
(Branco, Glória, Creio, Prefácio do Natal – Ofício da Solenidade)
 Antífona da entrada: Eis que veio o Senhor dos senhores; em suas mãos, o poder e a realeza (Ml 3,1; 1Cr 19,12).

Anim. Na festa da Epifania, celebramos a manifestação de Jesus ao mundo. Ele é a luz que ilumina os nossos passos e derruba por terra todas as formas de poder criadas pelo homem para que se mantenham os mais humildes dominados pela exploração. A nova forma de poder que Deus apresenta à humanidade a partir do nascimento de seu Filho, tornado rei na sua fragilidade e pobreza, abala as estruturas dominantes, que inseguras, lutarão em vão por manter a ordem constituída. Com a Epifania, inaugura-se o plano de libertação dos que se encontram prisioneiros dos sistemas políticos corruptos e desgastados pelo acúmulo de poder.
1. ABERTURA
Eis que veio o Senhor dos senhores, / em suas mãos, o poder e a realeza (bis).
1. Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! / Com justiça ele governe o vosso povo, / com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
2. Libertará o indigente que suplica, / e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. / Todos os povos serão nele abençoados, / todas as gentes cantarão o seu louvor!
3. Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, / como era no princípio, agora e sempre.
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
P. Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. Irmãos e irmãs, no dia em que celebramos a manifestação de Deus a todos os povos, abramos o coração à misericórdia e ao amor de Cristo pela humanidade, a fim de participarmos frutuosamente desta Santa Eucaristia.
P. Confessemos os nossos pecados:
T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Kyrie
P. Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
4. GLÓRIA
P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO
Oremos (silêncio): Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por N.S.J.C.
T. Amém.
Anim. Por meio das leituras, podemos nos convencer do caráter messiânico ao qual se reveste a manifestação do Cristo para toda a humanidade, conforme a tradição do Antigo Testamento. Ouçamos com muita atenção.
6. PRIMEIRA LEITURA (Is 60,1-6)
Leitura do Livro do Profeta Isaías. - 1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
7. SALMO RESPONSORIAL (Sl 71/72)
Eis que vem o Senhor Soberano, / tendo em suas mãos poder e glória.
1. Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! / Com justiça ele governe o vosso povo, / com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
2. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo. / Libertará o indigente que suplica, / e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
3. Todos os povos serão nele abençoados, / todas as gentes cantarão o seu louvor!
8. SEGUNDA LEITURA (Ef 3,2-3a.5-6)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. - 2Irmãos: Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia! / Aleluia, aleluia! / Aleluia, aleluia! (bis)
Pois nós vimos sua estrela a brilhar no Oriente. / E assim viemos adorar O Senhor de toda gente. 
10. EVANGELHO (Mt 2,1-12)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
T. Glória a vós, Senhor.
P. 1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”. 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho. - Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
11. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. No dia em que celebramos a manifestação de Jesus a todos os povos, elevemos ao Pai nossas preces, na esperança de que a humanidade inteira acolha a luz da vida e deixe-se abraçar pelo amor misericordioso de Deus. Rezemos juntos:
T. Ó Pai, manifeste em nós a vossa luz.
1. Que esta pequena porção da Igreja, seja um sinal profético da salvação. Rezemos. 
2. Que nossos líderes políticos, reconheçam a força de vossa manifestação e trabalhem em favor dos necessitados. Rezemos.
3. Que nossa Paróquia (...) seja um exemplo vivo da manifestação de Cristo a todo o povo. Rezemos.
4. Que nossas crianças sejam tratadas com dignidade e reconhecidas como o futuro de nossa sociedade. Rezemos.
5. Que saibamos educar os jovens para a justiça e para a paz, como pede o Papa Bento XVI, afim de que possam contribuir para a construção de um mundo novo. Rezemos.
6. Que todos os que sofreram perdas pela violência e pelas tragédias originadas pelas chuvas, pela seca, pela fome e pela sede, encontrem consolação na graça de sua manifestação. Rezemos.
P. Tudo isto, vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor. 
T. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
1. Nas terras do Oriente, / surgiu dos céus uma luz / /: que vem brilhar sobre o mundo, / e para Deus nos conduz:/
Nasceu Jesus Salvador: / Aleluia, aleluia! / É ele o Cristo Senhor; / Aleluia, aleluia!
2. Nasceu-nos hoje um menino, / um filho que nos foi dado. / /: É grande e tão pequenino, / Deus forte é Ele chamado.:/
3. Cantai com muita alegria, / que grande amor Deus nos tem! / /: pequeno, pobre, escondido, nasceu por nós em Belém.:/
14. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
P. Oremos (silêncio): Ó Deus, olhai com bondade as oferendas da vossa Igreja, que não mais vos apresenta ouro, incenso e mirra, mas o próprio Jesus Cristo, imolado e recebido em comunhão nos dons que o simbolizam. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
15. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I (Prefácio da Epifania do Senhor: Cristo, luz dos povos – Missal Romano, p. 413)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto.
T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor nosso Deus.
T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Revelastes, hoje, o mistério de vosso Filho como luz para iluminar todos os povos no caminho da salvação. Quando Cristo se manifestou em nossa carne mortal, vós nos recriastes na luz eterna de sua divindade. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos aos anjos e a todos os santos, cantando (dizendo) a uma só voz:
Santo, santo, santo...
P. Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, nós vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que abençoeis + estas oferendas apresentadas ao vosso altar.
T. Abençoai nossa oferenda, ó Senhor!
Nós as oferecemos pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também pelo vosso servo, o Papa Bento XVI, por nosso Bispo (...), e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos.
T. Conservai a vossa Igreja sempre unida.
P. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas (...), e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicação em vos servir. Eles vos oferecem conosco este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e elevam a vós as suas preces para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam.
T. Lembrai-vos, ó Pai, de vossos filhos!
P. Em comunhão com toda a Igreja celebramos o dia santo em que vosso Filho único, convosco eterno em vossa glória, manifestou-se visivelmente em nossa carne. Veneramos também a Virgem Maria e seu esposo São José, os santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André (...) e todos os vossos Santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteção.
T. Em comunhão com toda a Igreja aqui estamos!
P. Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos vossos servos e de toda a vossa família; dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenação e acolhei-nos entre os vossos eleitos. Dignai-vos, ó Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo vosso Filho e Senhor nosso.
T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
P. Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão em suas mãos, elevou os olhos a vós, ó Pai, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé!
T. Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.
P. Celebrando, pois, a memória da paixão do vosso Filho, da sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, vossos servos, e também vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício perfeito e santo, pão da vida eterna e cálice da salvação.
T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
P. Recebei, ó Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifício de Abraão e dos dons de Melquisedeque. Nós vos suplicamos que ela seja levada à vossa presença, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu.
T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
P. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas (...) que partiram desta vida, marcados com o sinal da fé. A eles, e a todos os que adormeceram no Cristo, concedei a felicidade, a luz e a paz.
T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
P. E a todos nós pecadores, que confiamos na vossa imensa misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por vossa bondade, o convívio dos Apóstolos e Mártires: João Batista e Estevão, Matias e Barnabé (...) e todos os vossos santos. Por Cristo, Senhor nosso.
T. Concedei-nos o convívio dos eleitos!
P. Por ele não cessais de criar e santificar estes bens e distribuí-los entre nós. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
T. Amém.
16. RITO DA COMUNHÃO
P. Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do evangelho, ousamos dizer:
T. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.
T. Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.
P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, como Pai e o Espírito Santo.
T. Amém.
P. A paz do Senhor esteja sempre convosco.
T. O amor de Cristo nos uniu.
P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
P. Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna.
T. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
P. Senhor Jesus Cristo, o vosso Corpo e o vosso Sangue, que vou receber, não se tornem causa de juízo e condenação; mas, por vossa bondade, sejam sustento e remédio para minha vida. Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
17. CANTO DE COMUNHÃO
Vimos sua estrela no Oriente / e assim vimos adorar o rei da gente.
1. Onde foi que nasceu / o rei dos judeus? / Em Belém da Judeía, / conforme diz Miquéias.
2. No lugar da estrebaria, / se deteve estrela guia. / Encontraram com alegria, / o menino com Maria.
3. E abrindo os seus tesouros, / deram incenso, mirra e ouro. / Glória ao Pai e ao Menino, / e ao Espírito Divino.
18. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Ó Deus, guiai-nos sempre e por toda parte com a vossa luz celeste, para que possamos acolher com fé e viver com amor o mistério de que nos destes participar. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
20. BÊNÇÃO E DESPEDIDA (Missal Romano, p. 521)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Deus, que vos chamou das trevas à sua luz admirável, derrame sobre vós as suas bênçãos e vos confirme na fé, na esperança e na caridade.
T. Amém.
P. Porque seguis confiantes o Cristo, que hoje se manifestou ao mundo como luz entre as trevas, Deus vos torne também uma luz para os vossos irmãos.
T. Amém.
P. Terminada a vossa peregrinação, possais chegar ao Cristo Senhor, luz da luz, que os magos procuraram guiados pela estrela e com grande alegria encontraram.
T. Amém.
P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.
P. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!
T. Graças a Deus.
21. CANTO FINAL
1. Cristãos, vinde todos / com alegres cantos. / Oh! vinde, oh! vinde até Belém. / Vede nascido / vosso Rei eterno.
Oh! Vinde adoremos, / oh! Vinde adoremos, / oh! Vinde adoremos / o Salvador!
2. Humildes pastores / deixam seu rebanho / e alegres acorrem ao Rei do céu. / Nós igualmente, / cheios de alegria.
3. O Deus invisível / de eternal grandeza / sob véus de humildade podemos ver. / Deus pequenino, / Deus envolto em faixas.
4. Nasceu em pobreza, / repousando em palhas, / o nosso afeto lhe vamos dar. / Tanto amou-nos! / Quem não há de amá-lo?
LEITURAS da Semana de 9 a 15 de Janeiro de 2012
2ª-: BATISMO DO SENHOR,: Is 42,1-4.6-7 ou At 10,34-38; Sl 28 (29), 1a e 2.3ac-4.3b e 9b-10 (R/. 11b); Mc 1,7-11
3ª-: 1Sm 1,9-20; Cânt.: 1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R/. 1a); Mc 1,21b-28
4ª-: 1Sm 3,1-10.19-20; Sl 39 (40), 2 e .7-8a.8b-9.10 (R/. 8a.9a); Mc 1,29-39 
5ª-: 1Sm 4,1-11; Sl 43 (44),10-11.14-15.24-25 (R/. 26d); Mc 1,40-45 
6ª-: 1Sm 8,4-7.10-22ª; Sl 88 (89),16-17.18-19 (R/. cf. 2a); Mc 2,1-12
Sábado-: 1Sm 9,1-4.17-19; 10,1ª; Sl 20 (21),2-3.4-5.6-7 (R/. 2a); Mc 2,13-17
Domingo-2º TC-: 1Sm 3,3b-10.19; Sl 39 (40),2.4ab.7-8a.8b-9.10 (R/. 8a.9a); 1Cor 6,13c-15a.17-20; Jo 1,35-42

Nenhum comentário:

Postar um comentário